Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tempera com Sol

Tempera com Sol

Arroz de frango no forno com tâmaras

A minha versão adaptada

09.10.20, Tempera com Sol

Descobri esta receita pelo ano de 2013 através do sapo lifestyle . Atraiu logo a minha atenção por incluir tâmaras, que eu amo! Depois, fiquei convencida pela simplicidade. Quando experimentei, fiquei rendida de vez! E não fui a única; passou a ser um dos pratos preferidos aqui em casa e um dos mais populares entre os meus convidados.

Como todos os pratos que são frequentes por aqui, este também acabou por sofrer adaptações. Vamos a elas! Uso alho em pó, no lugar dos dentes de alho, prefiro pimentão doce em pó do que a massa, prefiro água do que caldo de carne. Uso menos bacon (um pequeno pedaço de 30 ou 40gr), e bem magro, que corto em tirinhas espalhadas pela assadeira. Como não sou apreciadora de refogados, uso a cebola inteira cozida no caldo ou cortada em rodelas grossas (depois de ir ao forno, fica com um sabor caramelizado tão bom!). Também já experimentei usar ameixas secas para substituir as tâmaras ou metade de cada. O sabor é igualmente bom, só que a ameixa fica mais desfeita e os bocados de tâmaras mais sólidos proporcionam uma bela surpresa, quando trincados no meio do arroz e do frango. Ultimamente, passei a introduzir uma ou mais cenouras cortada às rodelas grossas (versão da foto), que funcionou bem. 

IMG_20200412_133521A.jpg

 

Por fim, gosto de acompanhar com uma saladinha ou legumes salteados. Esta salada da segunda foto é a minha preferida para esta refeição. Leva couve branca ou lombarda crua, cortada em juliana, cenoura ralada, maçã aos cubos, nozes e passas, em proporções variáveis. O molho? Pode ser o que quiserem, mas costumo acompanhar com metade de um iogurte grego natural light, misturado com 2 colheres de sobremesa de mostarda, temperado com sal e pimenta. Se necessário, por vezes, acrescento um bocadinho de mel.

Que tal? Querem experimentar este parente afastado do arroz de pato? É uma boa alternativa: mais simples, mais prática, mais saudável!

AB.jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.