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Tempera com Sol

Tempera com Sol

Bacalhau com natas: a minha versão saudável

19.11.20, Tempera com Sol

A primeira aventura no bacalhau com natas até correu bem, mas achei muito trabalhosa. Poucas vezes repeti a receita cedida por uma amiga, que o fazia na perfeição.

Apesar de gostar muito, a sensação de má disposição, após a refeição, não era rara, fosse esta receita ou outras, incluindo as de restaurantes. Acabei por perceber que estava associada ao excesso de gordura.

De vez em quando, retomava a receita, mas adaptava, de modo a simplificar e encontrar uma versão mais saudável. Comecei por deixar de fritar as batatas, que passei a cozer; recorri às natas com teor reduzido de gordura e assim continuei num caminho lento e longo.

O prato que cozinho hoje é um parente já bem afastado do original, mas nutricionalmente mais equilibrado, bem menos gorduroso e menos trabalhoso. Mas, confesso, ainda gostava de simplificar mais. Aceito sugestões! 

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Nesta versão atual, e para 2 pessoas, cozo uma posta média de bacalhau, que reservo, assim como a água da cozedura. Entretanto, corto uma cebola pequena e meio alho francês em rodelas finas. Ralo 2 batatas pequenas (1 chávena), 1 cenoura pequena (1/2 chávena) e um pouco de batata doce (1/2 chávena). Corto em fatias finas 4 ou 5 cogumelos frescos (1/2 chávena).

Levo a cebola e o alho francês a refogar com um pouco de azeite (1 a 2 colheres de sopa), e, enquanto desfio o bacalhau, verto a água de cozer o mesmo por cima dos restantes legumes e reservo. Quando o bacalhau está desfiado, escorro a água dos legumes. Entretanto, a cebola e o alho francês já devem estar ligeiramente alourados, já posso juntar o bacalhau e restantes legumes. Deixo saltear ligeiramente e tempero com sal e pimenta (pode juntar noz moscada também). Acrescento 3 colheres de sopa de queijo quark (ou iogurte grego magro) e 4 ou 5 colheres de natas light. Deixo apurar e retifico os temperos. Passo para uma assadeira, polvilho com um pouco de pão ralado e uma amostra de manteiga (é mesmo uma amostra, veja na foto). Levo ao forno a 200 graus para gratinar. E fica pronto para saborear!

bacalhau.jpg

Dica1: Se quiser, pode acompanhar com uma salada, legumes assados, cozidos os salteados, mas como já tem vários legumes, eu dispenso;

Dica 2: Pode substituir estes legumes, mas costumo manter a cebola e as batatas. Já experimentei com espinafres, brócolos, grelos, pimentos, azeitonas;

Dica 3: Ando com vontade de substituir o bacalhau por outro peixe… Já alguém arriscou?