Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tempera com Sol

Tempera com Sol

Bolo de caneca com banana e manteiga de amendoim

08.02.20, Tempera com Sol

Ontem foi um dia de muita correria. Ao fim do dia estava tão cansada, tão tensa, tão... que só um docinho poderia compensar o stress e equilibrar o meu dia. Nada do que tinha em casa parecia corresponder às minhas necessidades de doçura. Então lembrei-me de fazer um bolo de caneca, mas estava de tal forma, que tinha preguiça só de pensar em andar à procura entre as 1000 receitas que tenho guardadas. Só restava uma saída: inventar! 

Lembrei-me de banana, manteiga de amendoim e ovo. Para começar, chegava. Depois foi só acrescentar. Não correu nada mal, para primeira tentativa. No fim, ainda acrescentei um quadradinho de chocolate e fez a diferença.

IMG_20200208_004939-02.jpegIMG_20200205_201229-01.jpeg

Ingredientes:

  • 1 ovo médio 
  • 1 banana média bem madura
  • 1 colher de sopa de manteiga de amendoim suave (de preferência mole/derretida)
  • 1 colher de sopa de farinha de coco
  • 1 colher de sobremesa de geleia de milho (pode substituir por geleia de agave, xarope de tâmaras, xarope de flor de coco, mel, …)
  • 1 colher de café de canela em pó
  • ½ colher de café de bicarbonato de sódio
  • 1 quadrado de chocolate preto (5 a 10 gr) mínimo 70% cacau

 

Comece por amassar bem a banana. Junte o ovo e a manteiga de amendoim e bata. Acrescente os restantes ingredientes, exceto o chocolate. No final, envolva o quadrado de chocolate inteiro ou em dois pedaços. Passe para uma caneca própria para micro-ondas.

Leve ao micro-ondas numa potência aproximada de 500w, por 2 minutos. 

 

Dica 1: Se necessário, aqueça um pouco a geleia para misturar melhor com os outros ingredientes. 

Dica 2: Ajuste a quantidade de adoçante, conforme gosto e/ou doçura da banana e do adoçante. O meu bolo não ficou muito doce.

Dica 3: Pode ser necessário ajustar o tempo de cozedura conforme os aparelhos de micro-ondas. Nada como vigiar até parecer ter a consistência adequada de bolo cozido.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.