Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tempera com Sol

Tempera com Sol

Chocolate quente saudável

03.05.20, Tempera com Sol

Com este calor e esta vem falar em chocolate quente?!” Pensem o que quiserem, mas, em minha defesa, quero dizer que chocolate é sempre chocolate! E, depois, que posso fazer se, ao entrar na cozinha para fazer o lanche, tive frio e só pensei em chocolate quente? Não rejeitem a ideia, provem e depois digam-me se combina ou não com o dia de calor! Em alternativa, podem sempre preparar com antecedência e refrescar no frigorífico. 

CHOCOLATE.jpg

Para 2 pessoas:

  • 2 chávenas de leite
  • 1 colher sopa de amido de milho
  • 1 colher de sopa de cacau magro em pó
  • ½ banana bem madura às rodelas
  • 1 colher de chá de açúcar de coco
  • 25 gr de chocolate 70% de cacau

Dissolver o amido e o cacau num pouco de leite frio. Juntar a banana, o chocolate e o açúcar de coco. Levar ao lume brando e mexer com frequência para não agarrar. Quando o chocolate estiver derretido, juntar o resto do leite, de preferência morno, para encurtar o tempo de cozedura. Mexer até começar a borbulhar e engrossar. Se a banana não estiver desfeita, triturar. Se quiser, polvilhe no final com cacau em pó. Pode ser consumido como bebida ou à colherada, é só escolher!

Dica1: Pode ser necessário aumentar ou diminuir a quantidade de açúcar, conforme o gosto pessoal e/ou a doçura da banana.

Dica2: Pode substituir o açúcar por 2 ou 3 tâmaras amolecidas com 2 colheres de sopa de água quente ou por 1 colher de sobremesa de xarope de tâmara.

Dica 3: Pode diminuir a quantidade de banana, se também incluir a casca.

Dica 4: Pode substituir a banana por uma pera com casca bem madurinha.