Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tempera com Sol

Tempera com Sol

Fruta assada

21.10.20, Tempera com Sol

O outono não é propriamente a minha estação preferida, mas os frutos que nos traz, são fabulosos, em cor, sabor e versatilidade.

Já não me lembro ao certo se foi no outono que vi esta receita do Jamie Olivier pela primeira vez, mas é no outono que tenho mais vontade de a reproduzir.

receita original é esta, mas, como sempre, faço as minhas adaptações. Para começar, uso apenas a fruta que está a mais ou mais madura ou pouco agradável para comer ao natural (tal como fruta biológica com bichos). Corto os pedaços de acordo com a dureza e o tempo de cozedura necessário, para ficar tudo pronto ao mesmo tempo. Não costumo usar nozes no forno, mas depois, ao comer junto muitas vezes nozes ou outros frutos secos. Adoro o sabor das uvas a explodirem o seu sumo nestas misturas. Quando não tenho uvas, gosto de substituir por algumas passas, disponíveis todo o ano. Se as frutas cruas não estão muito doces, espalho umas rodelas grossas de banana, para acrescentar uma doçura natural à mistura. Não uso o molho do Jamie, mas o meu não é sempre o mesmo. Uso muitas vezes sumo de laranja, sem mais nada, mas gosto de espalhar um pouco de mel (é mesmo um pouco, 1 ou 2 colheres de sobremesa num tabuleiro grande, depende da doçura da fruta) ou xarope de agave. Com um pouco de vinho do Porto também fica fabuloso!

Esta mistura, na minha opinião, fica ótima para comer simples, quente ou fria, ou acompanhada. Melhores acompanhamentos? Iogurte natural, granola, uma bola de gelado de sabor simples, como baunilha ou nata. Sabe bem como sobremesa, lanche, pequeno almoço ou brunch. É só usar a imaginação! Ah, se fizer um tabuleiro muito grande e sobrar, pode congelar em porções, que depois de descongelada fica na mesma deliciosa!

Aproveite as sobras de outono e teste esta receita, a original ou a adaptada. Se gosta de fruta, vai adorar, garantidamente!

IMG_20201019_163610.jpg

IMG_20201019_165530.jpg