Gelado de melancia ou como não desperdiçar fruta
Receitas improváveis
Agora que começa a cheirar a verão, vem à memória uma das maravilhas da estação: os gelados! Aposto que serão poucos os que não gostam desta gulodice, petisco ou como lhe quisermos chamar. Só que, às vezes, quando cedemos a essa tentação, pesa um bocadinho na balança e na consciência… Mas não desespere, há alternativas saudáveis e bem sustentáveis!
Cá por casa fazemos alguns gelados bem saborosos e bons para apaziguar a sede, à base de fruta. A novidade do verão passado foi o gelado de melancia. Ingredientes? Melancia! Só melancia?! Apenas melancia! De preferência, bem docinha!
Como fazer? Fácil! Basta tirar a casca, retirar o máximo de sementes que conseguir, partir em bocados e triturar. Depois, é só verter nas formas de gelado, levar ao congelador e esperar 3 ou 4 horas, dependendo do congelador. No final, terá gelados muito docinhos e bem refrescantes.
Saudável! Sem culpa!
Dica 1: Este processo funciona de forma similar com melão ou meloa.
Dica 2: Se perceber que não vai conseguir consumir toda a fruta que anda lá na fruteira, enquanto está em boas condições, pode sempre fazer gelados. Estes duram mais no congelador que a fruta fresca no frigorífico. Pode também congelar a fruta em pedaços para depois transformar noutros gelados.
Dica 3: Estas formas de gelado foram compradas numa loja Ikea há uns anos, não sei se ainda as vendem, mas podem encontrá-las em alguns supermercados ou lojas de acessórios para cozinha.