Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tempera com Sol

Tempera com Sol

Mousse de fruta

02.11.21, Tempera com Sol

Esta é uma das receitas de sobremesa mais antigas e mais usada cá em casa. É simples, fácil, rápida, saborosa e leva ingredientes que costumo ter na despensa ou frigorífico. Só precisa de umas (poucas) horas para refrigerar. Normalmente, é garantia de sucesso!

A receita original foi a minha cunhada que me deu a provar e ensinou. Aposto que ela nem se lembra! Gostei muito, mas fiz logo as minhas adaptações. Aqui vão!

Ingredientes:

- 1 lata de ananás em calda (pode substituir por ananás ou abacaxi ao natural, em quantidades semelhantes)

- 1 saqueta de gelatina de ananás (pode ser light)

-1 lata de leite condensado (costumo usar light)

- 2 iogurtes naturais sem açúcar (também podem ser magros, cremosos, gregos… o importante é que não tenham açúcar; a doçura do leite condensado e da gelatina chega bem).

Como faço:

Faço a gelatina como nas instruções da embalagem, mas não uso a totalidade da água. Em vez dos 500ml (água fria + água quente), uso cerca 300ml, porque a fruta leva sempre muito líquido atrás. Deixo arrefecer um pouco.

Numa taça, junto o leite condensado, os iogurtes e o ananás bem escorrido. Junto a gelatina e trituro tudo bem com a varinha mágica. Se preferir, pode deixar alguns pedacinhos de fruta, para trincar.

 

Dica 1: Já fiz inúmeras variações desta sobremesa, basta mudar a fruta e o sabor da gelatina (deve usar gelatina do mesmo sabor da fruta usada ou semelhante). Desta vez (foto) fiz de framboesas e a gelatina era de morango. Ficou linda e deixei uns bocadinhos para trincar… Durou muito pouco!

IMG_20211005_141711 (3).jpg

Dica 2: Não sei se me lembro de todas, mas já fiz esta sobremesa com morangos, pêssegos, mangas, framboesas (uma das mais adoradas), mistura de frutos vermelhos, … O céu é o limite!

Dica 3: Quando uso fruta fresca, uso aproximadamente 300gr.

Dica 4: Fica igualmente boa com fruta congelada, mas é preciso ter atenção à água que resulta da descongelação; pode ser necessário retirar um pouco mais de água na preparação da gelatina.