Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tempera com Sol

Tempera com Sol

Papa de arroz, amendoa e diospiro

05.04.20, Tempera com Sol

Com o regresso deste tempo típico de inverno, as papas e papinhas são um aconchego para qualquer estômago. E eu, confesso, adoro! As populares papas de aveia, que fazem as delícias de muitos, são maravilhosas, mas existem imensas alternativas tão boas, ou até melhores, nem que seja só para variar. E foi com essa vontade de variar que neste inverno experimentei uma combinação que me pareceu atrativa: arroz, amêndoa e diospiro.

Tinha vontade e comer uma papa quentinha, para compensar o frio desse dia. Havia diospiros por casa. Abri a despensa e vi uns restos de farinha de arroz e de farinha de amêndoa. Pareceu uma boa combinação. Foi só acrescentar umas tâmaras, para um toque mais doce, o alperce e o leite. Ficou pronta num instante e mesmo muito saborosa. Pena que a época dos diospiros já foi.

  • 2 colheres de sopa de farinha de arroz
  • 1 colher de sopa de farinha de amêndoa
  • ½ chávena de água fria
  • 2 chávenas de leite (qualquer leite ao seu gosto)
  • ½ diospiro bem maduro
  • 3 tâmaras
  • 1 alperce seco

Amolecer as tâmaras e o alperce em água quente (não mais que 2 colheres de sopa). Diluir as farinhas na água fria. Juntar o leite, o diospiro em pedaços e os frutos secos já demolhados. Levar a lume brando e mexer até levantar fervura. Triturar tudo e voltar a levar ao lume mais um pouco para cozer um pouco mais. Comer quente ou fria.

Dica1: No final, pode acrescentar um bocadinho de canela em pó e/ou coco ralado, que ainda acrescenta mais sabor a esta papa, que tanto pode ser uma sobremesa, como um lanchinho.

Dica 2: Quem gosta desta mistura de sabores, pode experimentar comer um diospiro cortado ao meio, salpicado com canela em pó e/ou coco ralado. Delicioso!

Dica 3: Pode substituir o diospiro por outra fruta a gosto, doce e macia, como pera ou banana.

IMG_20200211_214254 A.jpg

IMG_20200405_140018.jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.