Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tempera com Sol

Tempera com Sol

Validade e desperdício

07.02.20, Tempera com Sol

O desperdício alimentar não é uma novidade, mas é um tema recorrente e que muito me incomoda. Os números oficiais no país e no mundo são assustadores. Recentemente, o Movimento europeu contra o desperdício alimentar (too good to go) iniciou atividade em Portugal, um passo gigante nesta luta.

Aos poucos, todos podemos contribuir para esta causa, ao tentar diminuir a quantidade de comida em ótimas condições que andamos a descartar, só porque o prazo de validade acabou.

Apesar de muito se escrever, dizer e divulgar sobre o assunto, ainda impera muita confusão entre as expressões: “válido até " e “consumir de preferência antes de". Este artigo da Deco Proteste é  bastante esclarecedor. Por causa desta confusão podem ir parar ao caixote do lixo uma série de alimentos em muito boas condições de conservação. Para além disso, podemos estar a perder dinheiro, quando em alguns casos até poderíamos poupar algum.

Há umas semanas, numa ida banal a um hipermercado conhecido, reparei que as tâmaras medjool estavam marcadas a 2.29€ (embalagem de 250gr), quando o preço habitual ronda os 5€. Um desconto superior a 50%. Razão? Aproximação do fim do prazo de validade. Ainda faltavam duas semanas. Apreciei o aspeto, que era normal e muito atrativo, e comprei 2 embalagens. Estavam fantásticas! Sabor irrepreensível! Mais de um mês após o fim desse prazo, ainda continuei a consumir o produto em excelente estado de conservação!

As sobras das refeições, em casa ou no restaurante, também são uma enorme fatia de desperdício alimentar, mas este será um assunto para um post futuro.

 

Dica 1: Experimente congelar as tâmaras medjool (ou mesmo as outras). Descongelam rapidamente e mantêm o delicioso sabor.

Dica 2: Quando for as compras com um bocadinho de tempo, espreite a secção dos produtos assinalados com aproximação do fim de prazo de validade e avalie o seu estado. No final do mês/ano pode somar uma boa poupança, sem qualquer prejuízo para a saúde!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.